Quando vamos pensar onde gostaríamos de trabalhar, geralmente pensamos em algumas empresas, porém, é mais fácil antes de pensar na empresa, pensar no segmento de atuação. Dessa forma dentro dos segmentos que entendemos como interessantes, buscamos pelas empresas que podem fazer sentido para as nossas carreiras.
Para te ajudar nessa reflexão, coloquei alguns segmentos abaixo:
Agronegócio: empresas de fertilizantes, agroquímicos, traders agrícolas, empresas de saúde e nutrição animal, frigoríficos, maquinário agrícola, etc.
Automotivo: montadoras, fabricantes de peças, motores e pneus, fabricantes de produtos específicos para o segmento como óleos lubrificantes, fluídos de freio, cera, etc.
Bancos e Serviços Financeiros: gestoras de investimentos, fundos de investimentos, corretoras, bancos (desde os tradicionais até os digitais), fintechs.
Bens de Capital: empresas que produzem maquinário para as mais diversas indústrias (madeira, mineração, têxtil, embalagem, etc), equipamentos elétricos, ferramentas.
Bens de Consumo: são as empresas que produzem produtos para o consumidor final, elas podem ser divididas em 2 categorias FMCG (fast moving consumer goods / bens de consumo de giro rápido) e SMCG (slow moving consumer goods / bens de consumo de giro lento).
As empresas FMCG são as empresas que puduzem gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, beauty care, bebidas, etc.
Empresas de SMCG são empresas de linha branca, linha marrom, brinquedos, indústria moveleira, etc.
Construção Civil: aqui estão inclusas as contrutoras, escritórios de engenharia e arquitetura e fabricantes de materiais de construção (telhas, vergalhões, argamassa, louças e metais sanitários, azuleijos, etc).
Educação: instituições de ensino das mais diversas áreas e tipos de ensino. Desde escolas de idiomas a grandes universidades.
Embalagens: empresas que produzem embalagens para os bens de consumo, embalagens industriais, embalagens para transporte, etc. Podem ser latas, garrafas, rótulos, caixas, sacarias, etc.
Energia: o segmento de energia está dividido em 3 partes, a geração, transmissão e distribuição. Mais recentemente surgiram no Brasil as comercializadoras de energia. Neste segmento podem também incluir as empresas que produzem materiais e equipamentos para aplicações específicas no segmento de energia.
Indústria Química: a indústria química é bastante ampla e está na base de muitas outras indústrias. São as empresas que produzem produtos comodities e/ou especialidades para as mais variadas aplicações, como plásticos (para embalagens, calçados, indústria automotiva, linha branca, etc), insumos para produção de tintas, insumos para indústria cosmética, dentre outros.
Mineração e metalurgia: empresas que atuam desde a extração até manuseio ou transformação de metais. Pode ser cobre, alumínio, ferro, ouro, dentre outros.
Life Sciences: indústria farmacêutica e medical devices.
Óleo e Gás: empresas que realizam a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e/ou gás (upstream) e as atividades de refino, distribuição e marketing (downstream).
Papel e Celulose: as empresas de papel e celulose são gigantes. Assim como a indústria química, elas atuam como base para diversos segmentos. Produzem desde papel para escrever, até embalagens para as mais diversas aplicações, insumos para indústria de bens de consumo (como insumos para fraldas e absorventes), etc.
Serviços: segmento enorme no Brasil. Uma área bastante grande dentro de serviços é a de logística, mas podemos pensar aqui em aviação, hotelaria, consultorias das mais diversas áreas, advocacia, etc.
Tecnologia: empresas de software, hardware e outsourcing de TI. Importante salientar que nos últimos tempos surgiram empresas de tecnologia nos mais diversos segmento desde agronegócio até setor bancário, então em termos de profissionais, a depender da área da empresa, é necessário que o profissional tenho um perfil mais voltado para tecnologia ou então para o segmento em que estão alocados.
Varejo: empresas que possuem lojas físicas, como os hipermercados, magazines, lojas de roupas, restaurantes, lojas de produtos especializados, etc.