top of page
Foto do escritorBianca Ferrari

Como desistir de uma entrevista de emprego


Recebeu uma ligação sobre uma oportunidade de emprego, agendou a entrevista, mas depois pensou melhor e viu que não faz sentido? Avise o recrutador (ou quem entrou em contato)!


Mesmo antes da pandemia, não era incomum em entrevistas presenciais o candidato dizer que pensou melhor e não quer seguir no processo, mas ainda assim quis ser entrevistado pensando em outras oportunidades. Como agora 100% das primeiras entrevistas são online, esse comportamento se tornou ainda mais comum. Mas e aí, será que tem algum problema ir para entrevista mesmo sem interesse na vaga só para ter a chance de se apresentar? Não “pega mal” declinar por e-mail/telefone, então via vídeo seria mais delicado?


O ditado popular “o combinado não sai caro”, cai muito bem para essa situação. O recrutador sabe que nem sempre os profissionais estão a postos esperando uma ligação de oportunidade de emprego, que após a ligação o profissional vai buscar saber sobre a empresa, e avaliar melhor se de fato tem interesse na oportunidade. Não ter interesse na oportunidade, por qualquer que seja o motivo, faz parte do processo, o recrutador lida com essa situação TODOS os dias. A partir do momento que o recrutador te passa as informações e agenda uma entrevista e você confirma, entende-se que o mínimo interesse você tem. Pode ser que nessa entrevista surjam novas informações que façam você e/ou o recrutador desistir de dar sequência, mas da posse das informações recebidas até o momento, entende-se que você quer avaliar. Deixar a entrevista marcada e avisar em cima da hora, ou então aparecer na entrevista e dizer que não tem interesse, definitivamente não é aconselhado. Pensa que o recrutador tem prazos para cumprir, pessoas para entrevistar e ele separou aquela 1 hora do dia dele para você, entendendo que teria mais um profissional no processo, e acaba na verdade gastando aquele tempo sem ter o resultado esperado, e pior, com a sensação de ter sido feito de bobo.


Lembra o que comentei anteriormente, “o combinado não sai caro”? Caso você tenha interesse em ser entrevistado, mas não para aquela vaga, ligue para o recrutador ou mande um e-mail. Diga que repensou e não tem interesse na vaga por x razão, mas que tem interesse na empresa, então se coloque a disposição para fazer a entrevista, mas já deixe claro as suas intenções. Pode ser que o recrutador ache que seu perfil de fato poderia encaixar em outras oportunidades e ainda assim te entrevistar. Caso você não tenha interesse nem na vaga nem na empresa, apenas agradeça e decline da entrevista.


Não deixe para a última hora, decline com pelo menos 24 horas de antecedência da entrevista. Desistir faltando 1 hora, é melhor do que aparecer sem interesse, mas ainda assim, demonstra falta de respeito com o tempo do outro.

O contato que você deve fazer seria preferencialmente pelo telefone, caso não tenha, por e-mail e uma terceira opção pelo LinkedIn.


273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page