Falaremos aqui sobre algumas dicas que podem auxiliar nesse processo. Mas antes de mais nada vamos falar sobre algumas premissas básicas
A pessoa precisa saber e conhecer o que está buscando. O primeiro passo é sempre saber o seu AONDE, aquilo que almeja. Sem isso, não se vai a lugar nenhum (ou para qualquer direção que se vai, será a escolha errada, já que não parte do lugar certo, a sua verdade).
É importante lembrar que nenhuma mudança é de uma hora pra outra. Desenvolver habilidades requer tempo e paciência;
Somos seres coletivos e cada vez mais. Por que fazer tudo sozinho de podemos pedir ajuda? Foca na eleição de pessoas referência e capricha no pedido de Feedback que citarei nas dicas!! Se abra a receber críticas construtivas, pois é só sabendo o que não está funcionando que podemos consertar, certo?
Agora que já falamos das premissas básicas, vamos às dicas.
Defina com clareza a posição que almeja como próximo passo. Se for uma posição e/ou área que não existe, esteja preparado para persuadir seu gestor sobre a necessidade dessa nova função.
Converse com a pessoa que está nessa posição almejada e questione sobre quais as principais habilidades (skills) necessárias para executar as tarefas no dia-a-dia. Caso não conheça ninguém ou não tenha acesso à pessoa, uma boa dica é usar o LinkedIn para procurar anúncios de vagas similares e quais os skills exigidos.
Com a lista das habilidades necessárias, separe agora entre as que você já tem aptidão e aquelas que você precisa desenvolver. E vamos focar no que precisa ser desenvolvido para dar o próximo passo. Obs.: Mas como sei se tenho ou não aptidão suficiente? Primeiro, claro, com a sua Autoanálise, falaremos mais disso nos próximos posts.
Para ajudar com uma análise mais completa sobre as suas aptidões e necessidades de melhoria, PEÇA FEEDBACK! Obs.: Use diferentes posições e pontos de vista para sua análise (superiores, pares, subordinados). É muito importante uma avaliação 360°, pois te dá insights diferentes.
Escolha três habilidades por vez para serem trabalhadas. Ninguém consegue prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo! Obs.: Mas pq 3? Pode ser 5 ou 2? Poder, sempre pode! O número 3 pra mim funciona bem, mas é importante você entender o que funcionará para você!
Defina Metas - com estado atual e estado futuro, com o método e a frequência de acompanhamento e o mais importante que seja SMART! Confira abaixo:
7. E a última dica, defina pessoas que são REFERÊNCIA nessa habilidade e, se possível, marque conversas com essa pessoa para entender como ela desenvolve essa habilidade no dia-a-dia!
São dicas simples, mas que precisamos exercitar mais e mais até que se tornem hábito quando pensarmos em planejar o próximo passo da carreira. Geralmente, sempre pensamos nas hard skills que precisaremos desenvolver para atingir os objetivos profissionais, mas precisamos lembrar que para o contexto que estamos, cada vez mais é necessário pensarmos de forma holística, nas hard E nas soft skills que precisamos desenvolver.
Espero que tenham gostado do conteúdo e continuamos sempre à disposição para falar sobre carreira.
Ótimo post, às vezes é difícil estruturar a sequência de atividades para atingirmos o objetivo , porém o artigo descreve de forma prática e lógica como segmentarmos isto.